I-PHONE NO BRASIL - POST EM PRIMEIRA PESSOA

Dias atrás, enquanto esperava pela namorada no shopping Praia de Belas em Porto Alegre e não tinha muito mais o que fazer além de andar de um lado para o outro, acabei entrando numa das lojas claro em busca de alguma informação mais efetiva do que as encontradas no site da operadora a respeito da disponibilidade do I-Phone. Veja bem, sou do tipo que compraria o aparelho e inclusive já preenchi o pré-cadastro de interesse (?) no site da operadora, porém por comodidade ou falta de fé não sou do tipo que ficaria em filas ou enfrentaria grandes burocracias para possuir o gadget/celular/objeto de afirmação da Apple.

A verdade é que até agora evitei adquirir o aparelho em função dos boatos de que logo o mesmo estivesse disponivel aqui pelas terras de Cabral. Os boatos se confirmaram verdadeiros e até acredito ter feito bem em não ter comprado o aparelho desbloqueado, visto que ainda não se sabe ao certo de que maneira e que serviços estarão disponíveis nesses aparelhos.

Bem ... ( pausa típica de assuntos que se estendem )

Até agora a procura pelo aparelho foi recorde no mundo inteiro, chegando a registrar 13 mil pedidos de aparelhos por segundo na Inglaterra, derrubando o sistema da operadora que os comercializava.

Considerando todas as informações ( ou falta delas ) que se tem a respeito do assunto, vale o raciocínio:

1. Quem vai realmente se dar bem com a chegada do I-Phone no Brasil? A Claro que está oficialmente anunciando ser a primeira a comercializar o aparelho e que certamente não vai dar conta de suprir toda a demanda na época de natal ( ou alguém tem a inocência de acreditar que a Claro vai disponibilizar os aparelhos antes da época onde as vendas aquecem? ), ou a Vivo que vai lucrar muito com a possível ineficácia no suprimento das primeiras demandas por parte de sua concorrente direta?

2. Será que alguém já está pensando nas duas campanhas que a Claro obrigatóriamente vai precisar ter na manga para o lançamento do aparelho ( já que todos os lançamentos da Apple são precedidos por ações bombásticas ) e para um ajuste de brand caso a distribuição e disponibilidade do I-Phone pela Claro se transforme em outro case de fiasco?

3. Será que a demanda vai ser atendida? os boatos falam de mais de 100 mil pré-cadastros de interesse pelo I-Phone no site da Claro e mesmo na Inglaterra a principal operadora não parece ter recebido o total de aparelhos que haviam sido solicitados para venda na ápoca de lançamento do mesmo na europa.

4. Qual será o valor do aparelho que foi lançado tendo como uma das suas principais features um valor mais acessível? E que desculpa a Claro vai dar para vender o mesmo a preços absurdos?

5. Como a Vivo pretende atender a parcela provavelmente grande de clientes que insatisfeitos com o serviço da concorrente acabarão por migrar da Claro para outra operadora?

Dúvidas não faltam a respeito do lançamento do I-Phone aqui em Terra Brasilis, por enquanto o que se pode fazer é sentar e esperar o próximo capítulo da novela, ou melhor de Lost, se considerar a quantidade de boatos e incertezas contidas na trama.

Nenhum comentário: