BANKSY - ARTISTA E CONTRAVENTOR

Tudo começou em 1974, quando um homem de 33 anos chamado George Davis foi preso injustamente por um assalto que não cometeu ao Departamento de Energia de Ilford, nos arredores de Londres. Um amigo chamado Peter Chappell, convencido da inocência do amigo e inspirado nos controversos boletins policiais deu início a uma das primeiras campanhas sustentadas pelo grafitti da história. Em pouco tempo, e inspirando muitas outras pessoas a se juntarem ao protesto, os túneis, paredes e pontes de Londres foram tomados pela seguinte mensagem: 'G DAVIS IS INNOCENT'.

Tendo essa e outras histórias como inspiração é que nasceu a assinatura Banksy.

Banksy é hoje um dos mais conhecidos artistas undergrounds do mundo, nasceu em Yate, perto de Bristol em 1975 e não é muito difícil encontrar seus stencils pelas ruas de Londres. Ainda que como artista Banksy seja representado pelo descobridor de talentos Steve Lazarides, é na contravenção que sua assinatura ganha força e visibilidade mundial.

Um dos melhores exemplos de seu trabalho artistico/ativista aconteceu quando trocou 500 cds do primeiro ( e Deus queira último ) cd da socialite/despudorada/non-sense Paris Hilton por cópias adulteradas em 43 lojas da Virgin de Londres. O manifesto era a respeito dos abusos acontecidos na prisão de Guantánomo. Todos os cds foram vendidos e hoje são peça de colecionador.



Toda obra de Banksy baseia-se na aversão aos conceitos de autoridade e poder opressor, fazendo críticas sociais, políticas e comportamentais sarcásticas que criam quase sempre uma sensação de concordância e identificação com o observador. Entre suas intervenções mais famosas estão o American Museum of National History em Nova Iorque onde colocou alguns quadros seus sem que a segurança percebesse. O museu demorou semanas até perceber a brincadeira. O mesmo foi feito no British Museum e no Natural History de Londres, onde as obras acabaram incorporadas ao acervo.



Outra intervenção aconteceu na barreira do West Bank em Israel, onde pintou nove imagens que mostram um "outro lado" do muro.



Nesse final de semana parecem ter descoberto a identidade do moço artista, que fotografado na Jamaica, deu a seguinte declaração através de Lazarides para a revista Swindle: "Não tenho intenção de me revelar, meu interesse é em fazer meus desenhos aparecerem bem, não quero que eu apareça bem. Além disso, é uma aposta segura dizer que a realidade do que sou iria ser uma terrível decepção para alguns moleques de 15 anos por aí".

Os preços de algumas obras de Banksy alcançam valores assustadores em leilões especializados em arte como a Sothebys, onde uma obra sua intitulada Bombing Middle England foi vendida por mais de 102.000 libras em 2007. A peça mostrava aposentados jogando boliche com bombas. No mesmo dia foi publicada no site do artista uma foto do momento do arremate da peça com a seguinte mensagem:"I Can't Believe You Morons Actually Buy This Shit." Esse não foi o valor mais alto que uma peça sua alcançou.

A contravenção fez muito bem ao nome e carreira do artista. Em Bristol por exemplo, a prefeitura proíbe que os trabalhos de Banksy sejam removidos. Pelo jeito, a contravenção nunca vai ser realmente um problema para Banksy.

Pra encher linguíça.

Dá pra conhecer mais sobre Banksy e suas obras/manifesto no site do artista/contraventor/ativista, saber mais na Wikipedia, onde estão a descrição de todas as peças vendidas, seus valores e quase toda informação que se possa achar sobre o moço.

PS: A história de George Davis acabou bem, a ação chamou a atenção da Secretaria de Justiça da Inglaterra que inocentou Davis dois anos após sua prisão. Davis é casado e mora em Londres.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Billy,

Legal o blog, cheguei aqui pelo blog do Jonatas lá no Baguete.

Me manda um email (mauricio@baguete.com.br), vamos divulgar o blog nas nossas notícias lá!

Anônimo disse...

Eu adoro a série dos gatos dele....