INTERAÇÃO COM O "NADA" - AIRBONE ULTRASOUND TACTILE DISPLAY

Os pesquisadores japoneses da Universidade de Tóquio desenvolveram uma tecnología que simula objetos invisíveis que podem ser tocados e controlados fora do universo virtual.
A coisa toda funciona na base da manipulação de ondas de ultrasom criadas a partir de um "focal point" que pode ser percebido pela mão do usuário como um objeto real.



O sistema utiliza uma câmera que "traqueia" a posição da mão do usuário e comunica ao objeto virtual, fazendo o mesmo interagir com os seus movimentos. Originalmente, a tecnología foi desenvolvida para aplicação no mercado de games ou outros instrumentos mecânicos que necessitem de controladores mais ou menos eficientes.

Pra encher linguíça.

Pelo que me lembro, essa é a primeira experiência de utilização do tato com objetos virtuais que não depende de uma luva ou coisa que o valha para a simulação. Pra mim, isso por sí só já é uma quebra de paradigma.

O projeto desenvolvido por Takayuki Iwamoto e Hiroyuki Shinoda ainda funciona em dimensões verticais, e de acordo com o que a equipe comenta no site ShinodaLab em breve objetos mais estruturados e complexos poderão ser "sentidos" através do dispositivo com uma definição tátil ainda maior.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala Billy!
Muito dez esse dispositivo!
Os caras do CamSpace.com também criaram um lance semelhante que faz o mapeamento visual de objetos diversos para uso como controller.
Tô cadastrado pra participar como beta-tester mas ainda não rolou minha cópia. =)
[ ]!
RAA