REALIDADE AUMENTADA - O FUTURO DOS CÓDIGOS DE BARRA

Faz tempo que quero escrever um post sobre os tais QR Codes ou Quick Response Codes, que pra quem não sabe, são matrizes semelhantes aos códigos de barra, com a diferença de que podem codificar um volume de informação infinitamente maior e que pode ser decodificada por quase qualquer celular que tenha instalado um plugin gratuito e facilmente encontrável na internet.

Empresas como Submarino, Americanas, FastShop e muitas outras já usaram QR Codes em ações e promoções aqui no Brasil, no resto do mundo não é diferente. Para quem não está muito por dentro do assunto, o video ( uma promoção da DoCoMo do Japão ) abaixo deve esclarecer um pouco melhor a minha explicação sobre a tecnología.



Assim como os QR Codes são a evolução natural dos códigos de barra, a tecnología que possibilita desenvolver ações baseadas em Realidade Aumentada é a evolução ( elevada ao infinito ) dos tais QR Codes. Pra ser sincero eu mesmo não entendi como funciona a coisa toda ( e funciona ), mas explicando assim por cima, trata-se da sobreposição de objetos tridimensionais e gerados por computador com um ambiente real por meio de algum dispositivo tecnológico, celular inclusive.
Numa explicação mais ampla, Realidade Misturada. Deu pra entender? O video abaixo foi o que inspirou o post e talvez sirva de melhor explicação. Um "teto".


SSTT - Augmented Reality Tracker from Hartmut Seichter on Vimeo.

O grande lance da Realidade Misturada são as possibilidades: Uma realidade cujo ambiente principal é o mundo real e uma outra onde o predominante é o virtual, ou seja, a Realidade Aumentada é a particularização da Relidade Misturada. Esses são os tempos onde a vida real e a virtual começa realmente a se misturar. Em tempos de capas invisíveis, não duvido de mais nada. Mais videos.


Augmented Reality with SSTT from Hartmut Seichter on Vimeo.

Pra encher linguíça.

O conceito de QR Code foi criado pela japonesa Denso-Ware, em 1994. O QR vem de Quick Response, pois o código pode ser interpretado rapidamente, mesmo com imagens de baixa resolução feitas por câmeras digitais em formato VGA.

Muito usado no Japão, o QR Code foi criado para catalogar diferentes partes na construção de veículos e hoje é usado no gerenciamente de estoque de indústrias.
Muito comuns ( inclusive no Brasil ) também em anúncios de revistas e propagandas, são usadas para guardar links, e-mails e quase qualquer outro tipo de informação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, muito legal esse seu blog!!!
Adorei esse post. Essas coisas tecnológicas e digitais dão medo!