CRAYON PHYSICS DELUXE

A algum tempo atrás, numa palestra que ministrei no Cefet de Pelotas onde falava um pouco sobre a minha visão para os próximos dez anos da publicidade e do design, mostrei um game chamado Crayon Physics Deluxe. Não deu outra, o pessoal enlouqueceu.


O game é um freeware baseado numa história infantil que o criador/desenvolvedor leu quando criança e que contava a história de um menino que desenhava seu mundo com um lápis encantado e que consiste na missão de levar uma bolinha vermelha até uma estrelinha amarela.

Toda a interação é feita através de formas que desenhadas pelo jogador reagem às leis da física e possibilitam o comprimento de cada uma das 7 missões possíveis na versão freeware, e que chegam a centenas na versão paga do jogo que vem inclusive com um editor de fases.

Sabe aquelas coisas que são melhores de ser vistas porque a explicação não faz justiça? Melhor mesmo é assistir o video no Youtube, ai embaixo:



O conceito do game foi criado num único dia ( sabe golpe de sorte? então ... ) e é finalista do Independent Games Festival.

A Kloonigames ( você ainda vai ouvir falar muito dessa empresa ) é quem comercializa a versão final do game que custava US$ 7 da última vez que fiquei sabendo e que disponibiliza uma versão trial para download.

A trilha sonora e a proposta visual do game são inacreditavelmente legais, enjoy!

PS: Na versão trial de download só funcionam as formas simples, pra criar carros, nuvens, bolas e afins você precisa da versão final do jogo, mas vale mesmo assim.

2 comentários:

bit papo com Sec2o disse...

taí a referência, meu caro.

http://sec2o.blogspot.com/2008/07/vocs-precisam-conhecer-este-blog.html

Anônimo disse...

Muito interessante mesmo, no início deste ano eu havia me deparado com uma impressionante engine com aplicações físicas, Phun 2D Physics.

Fiquei muito impressionado mas não conseguia imaginar nenhuma aplicação prática ou conceitual para esse tipo de coisa, Crayon Physics é a melhor resposta para isso.

Este foi o vídeo que me impressionou pela funcionalidade e ambiente intuitivo do Phun:
Phun beta 4.11

E se alguém tiver interesse pode encontrar mais informações poderá encontrar em Phun - the 2D physics sandbox.

Quem sabe isso alimente novas idéias